Acupuntura Pediátrica

A acupuntura pediátrica desenvolveu um conjunto de técnicas terapêuticas com excelente resultado na melhoria de certas condições clínicas próprias da criança e do adolescente.

São cada vez mais os pais que, em articulação com a Pediatria Alopática, procuram na acupuntura pediátrica uma técnica desprovida de toxicidade que permita melhorar a qualidade de vida dos seus filhos.

Os principais motivos de consulta variam em função da idade do paciente, incluindo sistemas tão distintos como respiratório (rinite, sinusite, asma), urinário (enurese noturna), cutâneo (eczema, dermatite atópica, acne), sem esquecer a melhoria do desempenho escolar, abrangendo situações tão distintas como défice de atenção ou controlo da ansiedade associada a períodos de avaliação.

Asma

Desde da década de 70 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a inclusão da Acupuntura no tratamento de Asma brônquica.

Melhorar a qualidade de vida numa criança com asma brônquica significa não apenas reduzir a frequência e intensidade das “crises asmáticas” mas melhorar a assiduidade e rendimento (tanto escolar como nas práticas desportivas) e reduzir o recurso aos medicamentos (nomeadamente brocodilatadores). Daí a importância de um trabalho concertado entre a Acupuntura e a Medicina Alopática onde a complementaridade deverá ser a regra.

Enurese Noturna

A enurese noturna consiste na ausência de controlo dos esfíncteres urinários, durante o sono, com consequente incontinência urinária noturna. Na prática, a criança tem uma micção involuntária, enquanto dorme, apesar de já ter um controlo diário dos esfíncteres.

Défice de atenção e melhoria do desempenho escolar

Existindo numa multiplicidade de formas, desde das mais graves como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que requer tratamento farmacológico para controlar a agitação psicomotora às mais leves como ansiedade na época de testes ou de exames, com perda de memória e dificuldade de concentração no estudo, a melhoria do desempenho escolar é uma preocupação natural de alunos e pais preocupados com o futuro dos filhos.

Nestes casos, a acupuntura pediátrica tem como objetivo não só a melhoria das funções cognitivas: memória e atenção, mas também a regularização do estado emocional do aluno (ansiedade, depressão, alterações de humor) e das suas somatizações (distúrbios no sono, no apetite, no tubo digestivo: vómitos ou diarreia no dia exame).

Você sabia que:

Pode recorrer à Acupuntura Laser, permitindo a estimulação laser dos pontos de Acupuntura, eliminando o receio da criança (e dos pais) da aplicação de agulhas metálicas, permitindo um ambiente tranquilo e pacífico para a realização do tratamento?


Contacte-nos!